Thursday, 21 de March de 2019

POLÍTICA


Municípios

Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM

05 Dec 2018    21:04
Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Caixa Econômica Federal (CEF) na realização do Simpósio de Atenção às Cidades do Tocantins, realizado nesta terça-feira, 04, no auditório da ATM, em Palmas. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é apresentar aos prefeitos procedimentos práticos para investimentos em infra-estrutura e desenvolvimento urbano e social.

O presidente da ATM reconhece que a União, por meio de estatais bancárias como a Caixa, criam linhas de financiamentos voltados aos Municípios para a execução de obras em infraestrutura e demais áreas, “mas exige um aparato burocrático que dificulta os entes locais a contratarem. Registramos aqui o pedido para que sejam criados mecanismos de redução da burocracia, e assim facilitem as prefeituras a dar continuidade as obras e projetos”, pediu Jairo Mariano. 

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, concorda com o presidente da ATM e disse que o modelo que estabelece os convênios entre União e Municípios dificulta a contratação. “Com ações e planejamentos é possível otimizar essa relação em busca de recursos junto à Caixa. Daí a importância desse evento realizado pela ATM e UFT para levar a capacitação necessária aos agentes municipais, por meio da Universidade”, disse.

Instituto de Atenção às Cidades
O treinamento dos gestores foi realizado pelo Instituto de Atenção às Cidades, da UFT. “O intuito é compreender e recolher as demandas dos Municípios para que a Universidade possa contribuir, por meio da colocação do conhecimento, soluções de ordem administrativa, tecnológica e de infraestrutura”, destacou o reitor da UFT, Eduardo Bovolato. O instituto reúne as graduações de engenharias da Universidade e estabelece linhas de estudos voltadas ao desenvolvimento local.

No encontro, os prefeitos, secretários e Gerentes Municipais de Convênios (GMCs) compreenderam como atua o Instituto e o seu auxílio aos Municípios. Além disso, a Caixa apresentou suas linhas de financiamentos destinados aos governos municipais. Além disso, atendimentos personalizados foram ofertados aos agentes municipais, com recolhimento de demandas e apresentações de soluções para cada Município.

COMPARTILHE:


Confira também:


Redução

Aneel diz que pagamento de empréstimos reduzirá tarifa de energia

A quitação antecipada vai gerar economia de R$ 8,4 bi para consumidor

São Paulo

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil acontecerá em momento decisivo de recuperação do país

Evento apresentará metodologias de gestão internacionalmente aceitas, capazes de contribuir com o avanço das empresas brasileiras


Transplantes de Córneas

Estado realizou 128 transplantes de córnea por intermédio e captação do Banco de Olhos

Oftalmologista, responsável técnica do BOTO, Doutora Núbia Maia aconselha o diálogo familiar sobre a doação de órgão para sanar a dúvida da família.


Crime

Corte estético de cauda e orelha de animais é crime ambiental

Além disso, os cães de cauda comprida possuem essa estrutura anatômica como contrapeso em corridas. “O corte acaba interferindo no equilíbrio natural do animal”, afirma.


Lançamento

Campanha da Fraternidade 2019 é lançada na Câmara Municipal


Balanço

ICMS Ecológico encerra prazo com adesão de 136 municípios


Energisa ouve clientes em audiência pública sobre projetos de eficiência energética


Palmas

Estudantes da UFT vencem 1º Prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins


18 de março

Dia da Autonomia homenageia luta de antepassados pela emancipação do norte de Goiás


Norte

Saúde negocia com profissionais para iniciar serviço de radioterapia em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira