Saturday, 19 de January de 2019

JUSTIÇA


Luna

Defensoria lança assistente virtual para ampliar acesso de assistidos ao atendimento

05 Dec 2018    18:10    alterado em 05/12 às 18:10
Loise Maria Defensoria lança assistente virtual para ampliar acesso de assistidos ao atendimento

A pessoa assistida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) deseja marcar um retorno para dar prosseguimento ao seu atendimento, mas não pode se deslocar até uma unidade da Defensoria apenas para fazer esse reagendamento. Para viabilizar casos como esse, bem como modernizar e ampliar a qualidade do atendimento, a DPE-TO e as pessoas assistidas passam a contar, a partir desta quarta-feira, 5, com a Luna, a assistente virtual da Instituição que atenderá 24 horas por dia, sete dias por semana.
 
Com a assistente virtual Luna, a proposta é promover o contato com assistidos também pela internet. A plataforma utilizada para esse atendimento é o Messenger, ou seja, o assistido passa a ter a opção de fazer contato com a Defensoria para reagendamentos por meio de mensagens privadas na rede social Facebook. 
 
De acordo com o defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, a assistente virtual é mais um recurso utilizado na Defensoria para aproximar a Instituição de seus assistidos: “A assistente virtual Luna vem para conectar a Defensoria às pessoas assistidas em todo o Estado do Tocantins. Vai gerar economia para o cidadão, que não precisará se deslocar apenas para reagendar um atendimento, e vai gerar mais eficiência na gestão. É uma prática inovadora que estamos implantando como modernização e, sobretudo, para o benefício do assistido”, destacou.
 
Coordenador da implantação da Luna em todas as unidades da Defensoria no Estado, o defensor público Leonardo Coelho considera que a assistente virtual insere a DPE-TO na era da inteligência artificial, permitindo à Instituição oferecer mais comodidade às pessoas assistidas e mais rapidez e eficiência no serviço público prestado. “Oferecemos ao hipossuficiente mais esse meio de acesso aos nossos serviços. Com isso, diminuímos também as filas e o tempo de espera para o atendimento. O nosso serviço de Tecnologia da Informação continuará aperfeiçoando e desenvolvendo novas ferramentas para que cada vez o nosso sistema de atendimento seja inovador, tecnológico e referência no Brasil”, avaliou.
 
Como vai funcionar
Após o primeiro atendimento na Defensoria, que deve ser presencial, a pessoa assistida vai receber o número do atendimento. Esse número é importante porque será necessário para a identificação do assistido pela assistente virtual.
 
O número do atendimento será disponibilizado para o assistido a partir desta quarta-feira, 5, portanto, pessoas que já são assistidas pela DPE que tenham interesse em utilizar os serviços da assistente virtual devem solicitar esse número antes de iniciarem o contato online com a Luna.
 
Com o número de atendimento, a pessoa assistida poderá enviar uma mensagem privada no Facebook da Defensoria (facebook.com/DefensoriaTO).  Ao informarem esse número, assim como o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF), o assistido ou a assistida poderão ser atendidos via Messenger.
 
As informações prestadas por meio de conversa no Messenger são extraídas do programa Solução Avançada Em Atendimento de Referência (Solar), que é base informatizada para todos os serviços prestados pela Defensoria no Tocantins. 
 
É importante que o assistido saiba que a Luna realizará, inicialmente, marcação de retornos no atendimento. Outras funcionalidades serão adicionadas por meio de atualizações.
 
Luna
A assistente virtual da Defensoria Pública do Tocantins, ou apenas Luna, é um chatbot (um tipo de software que trabalha dentro de um aplicativo de mensagens) que tem como objetivo facilitar o contato da pessoa assistida com a Defensoria, oferecendo serviços como consulta de informações, reagendamentos e notificações relacionadas a atendimentos realizados.
 
"A Luna faz parte dos esforços da Diretoria de Tecnologia da Informação [TI]  em trazer inovações de ponta para a Defensoria Pública com o objetivo de facilitar a vida do assistido, levando a ele mais comodidade, agilidade e praticidade, e para a instituição, mais eficiência e economia de recursos humanos e financeiros.", disse o diretor de TI da DPE-TO, Luiz Philipe Azevedo Dias.
 
O conceito aplicado à Luna é o de ser simples, prático e acessível por meio de uma ferramenta já conhecida por muitos assistidos, que são as mensagens privadas no Facebook. O atendimento é gratuito e disponível para todas as pessoas assistidas pela Defensoria.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

27

PARABÉNS!
PARABÉNS!

23

BOM
BOM

23

AMEI!
AMEI!

25

KKKK
KKKK

22

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

24

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

21

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Luna Defensoria Tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Recuperação de Rodovias

Governo intensifica serviço de manutenção de rodovias

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), iniciou, nesta sexta-feira,18, os serviços de manutenção (tapa-buracos) na TO-020, trecho entre Palmas e Novo Acordo.

Educação

Inep divulga resultado do Enem

Os estudantes já podem consultar, na página do programa as vagas disponíveis. São mais de 235,4 mil, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.



Assédio Sexual e Moral

Presidente da AMP é convocada para prestar esclarecimentos sobre denúncias de assédio

Denúncias foram feitas em outubro e, até o momento, nenhuma decisão foi tomada.


Chapada da Areia

MPE denuncia criminalmente ex-prefeito de Chapada da Areia por supostos desvios de verbas públicas

O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou denúncia criminal contra Raimundo Carreira Varão, ex-prefeito do município de Chapada da Areia, pelo suposto desvio de verbas públicas praticado entre os anos de 2005 e 2007.


Segurança

Forças de segurança estaduais iniciam série de reuniões em prol da Segurança Pública no Tocantins

Para o secretário da Segurança Pública, a integração entre as instituições propiciará o fortalecimento da gestão em segurança, com reflexos na qualidade de vida do cidadão local.


Governo e OAB

Governador Carlesse convida OAB para integrar debate permanente sobre temas relevantes ao Tocantins


Reconstituição de Crime

Promotor de Justiça participa de reconstituição de crime de homicídio ocorrido em Lagoa da Confusão


Brasília

CNJ realiza primeira sessão plenária do ano em 5 de fevereiro


Prisão

Polícia Civil captura o 17º investigado na operação Nexus


Brasília

Bolsonaro diz a Macri que confia na modernização do Mercosul


Defensoria

Luna, a assistente virtual da Defensoria Pública, já realizou mais de 360 atendimentos



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira