Sunday, 16 de December de 2018

ECONOMIA


Economia

Governador Carlesse diz a empresários que o Tocantins está aberto para investimentos em piscicultura

05 Dec 2018    21:01
Esequias Araújo/Governo do Tocantins Governador Carlesse diz a empresários que o Tocantins está aberto para investimentos em piscicultura

A cadeia da piscicultura do Estado é considerada um dos setores estratégicos para diversificar produção no Tocantins. Com foco em investimentos para o setor, o governador Mauro Carlesse recebeu na manhã desta terça-feira, 4, um grupo de empresários. Os principais pontos debatidos foram a legislação e aspectos que envolvem o licenciamento ambiental para empreendimentos do gênero no Tocantins. Mauro Carlesse adiantou que a cadeia da piscicultura é importante e sinalizou com disposição de ajudar o setor a se desenvolver cada vez mais para gerar emprego e renda para o povo.

“O Tocantins tem todas as condições para o desenvolvimento da piscicultura. Temos incentivos fiscais, temos água em abundância e de qualidade, clima favorável e logística privilegiada. E agora, um Governo que pretende ajudar a viabilizar os investimentos nesta área, visando a geração de emprego e também diversificação do potencial produtivo do Estado”, disse o Governador.

O presidente da Associação Brasileira de Piscicultura, Francisco Medeiros, disse que a reunião foi positiva, principalmente porque o governador demonstrou que tem interesse nestas pautas para promover e diversificar a produção em todo o Estado. “Nós estamos solicitando basicamente dois itens, que é a questão do licenciamento ambiental para que possa ser mais rápido, e a liberação da tilápia em tanque rede nos lagos e hidrelétrica, além da política de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], para que possa atrair investimentos não só para a produção, mas também para fábricas de ração e frigoríficos”, pontuou elogiando o retorno positivo por parte do governador Mauro Carlesse.

“Ele demonstrou interesse nessas pautas, inclusive informou que a liberação da tilápia será votada nesta quarta-feira, e esperamos uma votação dentro dos parâmetros que discutimos anteriormente, para que essa atividade se torne importante no Estado”, disse Francisco Medeiros, explicando ainda que somente os lagos da hidrelétrica do Rio Tocantins têm outorga da Agência Nacional de Águas para produção de 200 mil toneladas da espécie, o que significa um acréscimo na produção primária de mais de 1 bilhão de reais por ano. “Aqui nós temos todas as condições, não só pela qualidade da água, temperatura, localização geográfica, mas também insumos competitivos, como farelo de soja e milho”, sustentou.

O secretário interino da pasta do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Wilson Charles de Seixas, ressaltou que as demandas dos empresários, por determinação do governador, já vinham sendo trabalhadas porque favorecem um setor que é considerado importante para o Estado. “O Tocantins nos últimos anos avançou muito pouco nesse setor se considerarmos que saímos de sete toneladas há cinco anos para oito toneladas no momento. O que a atual gestão quer é conceder incentivos para o setor para possamos registrar um crescimento tanto quanto nos outros estados”.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, entende que o Tocantins tem uma legislação com alguns pontos muito exigentes no que diz respeito ao licenciamento ambiental. “Foi importante ouvirmos o setor e buscarmos uma análise de cada ponto apresentado e apresentamos propostas para sanar possíveis entraves que possam estar inviabilizando ou atrasando empreendimentos. A determinação do governador é ouvir, dialogar e buscar soluções”.

A audiência contou com a presença dos empresários Gilvan Barros, deputado estadual de Alagoas e com vários empreendimentos no Tocantins; Valteir Valadares; Gilmar de Carvalho; Vinícius de Carvalho; Francisco Medeiros; Marcos Túlio; da empresária e prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida; além de secretários de Estado e auxiliares do Governo.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

7

PARABÉNS!
PARABÉNS!

4

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Mauro Carlesse Economia Palmas Gurupi Tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Novo Governo

Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo

autores de crimes hediondos”. “Em destaque no jornal O Globo de hoje informou que, em meu governo, o assunto pena de morte será motivo de debate.

Investigado

João de Deus sacou R$ 35 milhões de contas e aplicações, confirma MP

Na sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça de Goiás acatou o pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e determinou a prisão do médium goiano.


Trabalho

Sindicalizados aprovam orçamento de R$ 2,5 milhões para o SISEPE-TO

Pinheiro frisou que o SISEPE-TO ampliará a divulgação das suas ações, o diálogo com os servidores público e logo conquistará mais sindicalizados.


Tocantins

Em menos de 24 horas, Polícia Civil prende suspeitos de explosão de caixa eletrônico no interior

Entre os indivíduos presos em flagrante está Cristiano Batista da Silva e Jamerson Gama Ribeiro, que são investigados por um roubo cometido na cidade de Novo Acordo


Tocantins

Ministério Público denuncia 19 pessoas por participação em fraude no concurso da PM


Tocantins

MPE e UFT celebram protocolo de intenções para elaboração de estudos técnicos em atuações de interesse social


Pró-Moradia

Vice-governador Wanderlei Barbosa inaugura Condomínio Maria Olívia Carlesse em Palmas


Segurança

Secretário entrega armamentos e anuncia chegada de scanners corporais em casa penais


Serviços Bancários

Sistema de Defesa do Consumidor oficia Banco Central sobre falha na prestação dos serviços bancários no Tocantins


Imbróglio

TCE impede retorno do estacionamento rotativo em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira